domingo, 21 de julho de 2013

ROTEIRO PARA ESTUDO DA OBRA VIDAS SECAS - GRACILIANO RAMOS



ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO RÊGO
BOQUEIRÃO – PB
CLUBE DE LEITURA 
CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO RÊGO

Nome: _______________________________________

ROTEIRO PARA ESTUDO DA OBRA 
VIDAS SECAS - GRACILIANO RAMOS

“Não se pode falar em imagens da seca, desvinculando-se da psicologia da própria seca, que se associa a deserto, a calor e, principalmente, à fome, à miséria, à morte, à desolação, à sede e à emigração”. 
Geralda Medeiros Nóbrega

1.     Identifique, em Vidas Secas, passagens que aludam a:

a.     Seca
b.     Deserto
c.     Calor
d.     Fome
e.     Miséria
f.      Morte
g.     Desolação
h.     Sede
i.      Emigração

2.      Em Vidas Secas, Graciliano Ramos não se dirige aos filhos de Fabiano e Sinhá Vitória por seus nomes. Por que isso ocorre? Qual a condição das crianças neste romance? Explique como elas são tratadas na história e exemplifique utilizando algum trecho.

3.      O primeiro e último capítulo tem uma mesma abordagem: a mudança. O que isso representa para os personagens do livro?

4.      Na narrativa fica muito clara a submissão de Fabiano àquele que detêm o poder. Cite duas situações em que essa submissão ocorre e justifique.

5.      Em Vidas Secas, após ter vencido as dificuldades postas no início da narrativa, Fabiano afirma: “Fabiano você é um homem...” Corrigi-se logo depois: “Você é um bicho, Fabiano.” Em seguida, encontrando-se com a cadelinha, diz: “Você é um bicho, Baleia.” Ao chamar a si mesmo e a Baleia de bicho, Fabiano estabelece uma identificação com ela. Em Vidas Secas, podem-se perceber vários motivos para essa identificação. Cite dois desses motivos.

6.      Comente sobre a importância construção das imagens da seca para a narrativa.

7.      O que a impotência verbal da família de Fabiano demonstra? Isso interfere na narrativa?

8.      Com que objetivo Graciliano Ramos empregou o discurso indireto livre e o narrador onisciente na maior parte do livro?

9.      Este livro retrata fielmente a realidade de algumas regiões do Brasil não só da época em que o livro foi escrito, mas também dos dias atuais tais como injustiça social, miséria, fome, desigualdade e seca, o que nos remete a ideia de que o homem se animalizou sob condições sub-humanas de sobrevivência. Há animalização e humanização o tempo todo na narrativa. Transcreva duas de passagens do texto em que isso ocorre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário