segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dos resultados (até então) observados.



PROJETO CLUBE DE LEITURA
CONSELHEIRO JOSÉ BRAZ DO RÊGO

Apesar de o número de alunos ter sido consideravelmente reduzido ao longo do desenvolvimento deste projeto, acreditamos que os resultados apresentados até agora pelos alunos que permaneceram participando dos encontros do Clube de Leitura são satisfatórios, haja vista que, conforme veremos a seguir e tomando como referência os relatos escritos por eles, como o principal objetivo deste projeto era o de incentivar os alunos à leitura, alcançamos esta meta. 

Em uma das primeiras atividades de escrita, pedimos aos alunos que comentassem sobre a importância do Clube de Leitura, ao que Alexandre Alves Filho, dentre os demais alunos, respondeu: 

Faz muito tempo que não se via pessoas tomando a iniciativa de montar um Clube para pessoas interessadas em ler e discutir grandes obras literárias, e eu tinha o desejo de participar até que aconteceu, isso me deixa feliz. (...)



Outro comentário, o da aluna Denise Calisto Costa, quando indagada sobre qual a contribuição do Clube para a aprendizagem, também reforça a ideia de que este projeto alcançou o objetivo proposto e ainda pode contribuir muito na formação dos alunos que são membros do Clube de Leitura. Neste comentário, a aluna afirma que o clube “enriqueceu os conhecimentos” dela, além da “forma de falar”; a aluna ainda afirma que pôde conhecer a cultura de forma mais abrangente e que, com a ajuda do coordenador do projeto e dos demais alunos membros do Clube, conseguiu entender melhor textos e poemas.



Outro dado importante que pudemos verificar ao longo do trabalho como coordenador do Clube de Leitura, foi a desinibição dos alunos que, a cada encontro, faziam intervenções e adquiriam maior segurança ao se expressar. Além disso, ficou latente o desenvolvimento de habilidades como estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político; relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário; e reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional, dentre outros.

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